
Serviços

Remoção de dentes inclusos (sisos)
Dente incluso, também denominado dente retido por alguns, é um órgão dentário que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal, encontrando-se no interior do osso, totalmente rodeado por tecido ósseo e mucosa.
Indicações para a remoção
-
Dificuldades na higienização promove a instalação de doença periodontal e caries, podendo comprometer a permanência desses elementos dentais.
-
Finalidades protéticas: dentes inclusos devem ser removidos antes da confecção de próteses dentárias, para não comprometer sua estabilidade futura.
-
Cistos e tumores odontogênicos podem surgir quando estão presentes os dentes inclusos, devendo-se fazer um controle radiográfico nessas inclusões.
-
Pacientes que necessitam de retração de segundos e primeiros molares por meios de técnicas ortodônticas. A presença de terceiros molares pode interferir no tratamento.
-
Pericoronarite: ocorre quando na erupção parcial do terceiro molar inferior, ocorrendo a penetração de alimentos na gengiva ou traumatismo mecânico da oclusão, originando a pericoronarite.

Enxertos ósseos
Na cavidade bucal, após a extração dentária, o osso do local onde se alojava o dente sofre um processo de reabsorção e conseqüente perda óssea durante e após a cicatrização, perda óssea esta que avança por toda a vida do indivíduo.
Vários fatores contribuem para a aceleração da perda óssea no local da extração e dentre estes podemos citar as próteses parciais removíveis (roach e encaixe ) e a prótese total (dentadura). A força exercida pela mastigação pressiona o osso, fazendo com que ao longo do tempo vá perdendo substância, ficando diminuído em altura e largura.
A perda óssea dificulta a colocação dos implantes, o que leva, na maioria dos casos, à necessidade de procedimentos de ENXERTOS ÓSSEOS no local, visando a futura instalação dos implantes.

Cirurgia ortognática

Implantes osseointegrados
Implante dentário é um procedimento realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante dele.

Cirurgias com finalidades ortodônticas
A cirurgia bucal para fins ortodônticos é um procedimento que pode ser necessário em alguns casos para corrigir problemas dentários complexos. Ela é realizada por um cirurgião bucomaxilofacial em conjunto com um ortodontista e tem como objetivo promover a melhoria da função mastigatória, estética facial e da oclusão dentária. Geralmente, a cirurgia é indicada quando o tratamento ortodôntico convencional não é suficiente para corrigir a maloclusão, ou quando há a necessidade de reposicionar os dentes e o maxilar. É importante destacar que a cirurgia bucal para fins ortodônticos é um procedimento delicado e que exige muita atenção do cirurgião e do ortodontista para garantir um bom resultado estético e funcional.

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma área da odontologia que trata das lesões, deformidades e patologias da face, boca e dentes. Essa especialidade envolve procedimentos cirúrgicos que visam restabelecer a função mastigatória, respiratória e estética facial, além de corrigir problemas como fraturas, deslocamentos de mandíbula, tumores e cistos, entre outros. O cirurgião bucomaxilofacial é um profissional altamente capacitado e especializado em diagnosticar e tratar esses problemas, utilizando técnicas e equipamentos avançados para realizar cirurgias com precisão e segurança. O objetivo final é garantir a saúde e o bem-estar do paciente, promovendo a recuperação funcional e estética da região bucomaxilofacial.
Cirurgia ortognática é o nome genérico de um procedimento cirúrgico odontológico que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. O tratamento com a cirurgia ortognática é um procedimento que engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para propiciar melhorias estéticas e funcionais na face dos pacientes que a procuram.